Nosso blog

Estratégias de marketing para sua loja de roupas
  • por Project Agência
  • 2019-07-29 16:33:00
  • 22

Estratégias de marketing para sua loja de roupas

Fizemos uma lista de ações que podem ser aplicadas na sua empresa para alavancar os seus resultados o quanto antes

As estratégias de marketing buscam desenvolver quatro aspectos fundamentais de todo o negócio: preço, ponto, produto e promoção da empresa. Atuando sob essa base de raciocínio, o gestor (ou dono do negócio) consegue traçar boas estratégias para manter o cliente por perto e incentivar as vendas.

Se você ainda não tem boas táticas de marketing bem desenvolvidas, ou se quer conhecer algumas que sejam facilmente aplicáveis ao mercado da moda, está com sorte! Fizemos uma lista de ações que podem ser aplicadas na sua empresa para alavancar os seus resultados o quanto antes. Confira!

1. Tenha um perfil de cliente bem definido

Cada tipo de empresa tem um tipo de cliente, certo? Para que se possa trabalhar ações de marketing de maneira profissional, é fundamental que o gestor saiba exatamente quem é o seu cliente.

Estude todos os aspectos que os seus compradores têm em comum. Avalie qual a idade média, nível de escolaridade, grupo social, quais os tipos de conteúdos e mídias eles acompanham, se praticam ou assistem a esportes, se preferem atividades caseiras ou não, se são mais tradicionais ou modernos etc.

Quanto mais informações você tiver a respeito do seu público, mais fácil vai ser acertar na hora de criar as suas estratégias de marketing.

2. Faça promoções e descontos progressivos

Aproveite a sazonalidade para programar com cuidado todas as suas promoções. Períodos de vendas mais fracas e épocas em que se está trocando coleções são normalmente momentos mais desafiadores. Nessas horas, fazer o estoque girar pode ser mais complicado e menos lucrativo.

Ao criar promoções, lembre-se de divulgá-las de forma bastante clara e para o máximo de clientes possíveis. Além disso, não dê descontos com base em preços distorcidos. Colocar o preço mais alto para fazer o desconto ficar mais atrativo arranhará a sua imagem perante os consumidores atentos e rotineiros.

Quanto às promoções de descontos progressivos, elas são ótimas para desovar o estoque que está ficando antigo. Aumentando o valor abatido na compra por peça a mais que o consumidor leva ajuda a sua loja a atrair clientes e abrir espaço para novas coleções ao mesmo tempo.

3. Estabeleça parcerias

Uma parceria é aquele acordo comercial entre empresas que faz com que todos os envolvidos ganhem, inclusive o cliente atendido.

Fica fácil de entender isso quando olhamos para os blogs e vlogs de influenciadores de moda. Essas pessoas que dão dicas de maquiagem, como se vestir e até comportamento acabam ganhando presentes de empresas e em troca divulgam as marcas para a sua audiência.

Outra forma de parceria são os convênios, onde uma empresa oferece descontos, brindes ou facilidades para clientes e até funcionários de outras empresas. Há ainda a possibilidade de oferecer espaço no seu site ou na sua loja para anúncios de outros negócios enquanto sua empresa também se beneficia dessa troca de divulgação.

4. Escolha bem o ponto de venda

Estar no lugar e na hora certa é muito importante para conseguir captar clientes que passam pela sua porta. É por isso que manter lojas em shoppings é algo tão caro.

Principalmente se a sua marca ainda não é conhecida no mercado, é preciso buscar espaços que a favoreçam. Além disso, se o seu cliente está transitando de carro, a facilidade de estacionamento, seja em garagem própria, compartilhada ou mesmo a disponibilidade de vagas na rua, faz toda a diferença.

Outra coisa importante é estar localizado perto de outras empresas e lojas que também sejam de interesse do seu público. Assim, na mesma região, ele acaba tendo mais praticidade e conforto para realizar várias atividades e compras planejadas ou não.

5. Pense em fazer vendas virtuais

O e-commerce movimenta hoje muitas vendas em vários tipos de mercados e a tendência é que ele continue ampliando seus resultados.

Antigamente existia uma grande resistência de muitas pessoas pelas compras online. Geralmente o maior problema era a questão da segurança tanto do pagamento como do recebimento. Contudo, hoje todos estamos acostumados a fazer pedidos de vários tipos e aguardar as entregas no conforto dos nossos lares.

Entrando um pouco mais tarde nessa modalidade de compras, a indústria da moda também já está colhendo bons resultados com as vendas online. À medida que os consumidores vão perdendo a resistência, o faturamento de quem vende pela internet vai aumentando. Se a sua loja não tem ainda vendas feitas pela internet, vale a pena pelo menos considerar essa opção.

6. Mantenha um ótimo visual da sua loja

Ao trabalhar na área de moda, um bom gestor precisa entender que a imagem da sua empresa é algo que deve estar sendo sempre muito bem cuidada. Por isso, não se pode deixar a loja com uma decoração fraca, desatualizada ou mesmo mal cuidada.

Se o seu estabelecimento estiver com o visual meio caído, seu apelo de vendas vai ficar bem menor e é possível que o negócio perca bons clientes. Nada disso é sadio para as contas da sua empresa.

Para varejistas que operam somente por meio do e-commerce, o alerta é o mesmo. O site tem que estar bonito, funcional e sempre atualizado. O bom gosto dos seus produtos precisa ser refletido em todo o ambiente que cerca os clientes.

7. Esteja ligado nas tendências

A moda muda o tempo todo e os clientes estão sempre à procura do que há de mais novo. Se você quer estar na lista das lojas preferidas do seu público é bom que também esteja atento às tendências que vão aparecendo no mercado.

Se deixar de acompanhar o que anda acontecendo no cenário nacional, e até internacional dependendo do seu cliente, vai acabar tendo que trabalhar no mercado disputando com os concorrentes somente na base do preço. Na prática, isso significa menos margens de lucro e estoques que demoram mais para serem renovados. Por isso, fique atento e mantenha seu catálogo sempre atualizado.

Seguindo essas dicas e estratégias de marketing, seu negócio poderá alcançar resultados muito melhores e em menos tempo.

Se quiser saber de mais outras boas práticas, novidades além de sugestões de como você pode administrar melhor e colher resultados de forma mais lucrativa, assine a nossa newsletter. Estamos sempre enviando matérias e conteúdos pensados em ajudar a você e a sua empresa.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter