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Dicas de marketing essenciais para médicos e consultórios
  • por Project Agência
  • 2018-02-08 17:15:00
  • 69

Dicas de marketing essenciais para médicos e consultórios

Ao iniciar uma abertura de uma clínica ou consultório, alguns se esquecem de um ponto muito importante para o início e para a sobrevivência de qualquer consultório: o marketing médico.

Tenho percebido um certo crescimento de clínicas e consultórios médicos no Brasil. Como os brasileiros também são conhecidos por seu espírito empreendedor, os profissionais de saúde em seu processo de formação já pensam em montar seu consultório ou clínica médica ao concluírem seus estudos. Para isso, se juntam com outros colegas ou optam por trabalhar sozinhos em um consultório e, em meio à empolgação da abertura da clínica ou consultório, alguns se esquecem de um ponto muito importante para o início e para a sobrevivência de qualquer consultório: o marketing médico.

Vou te contar uma história: eu tenho um amigo que se formou há três anos em medicina e decidiu abrir um consultório médico com mais dois outros colegas, um gastro e um otorrino. A abertura do consultório, legalmente falando, não foi tão burocrática e logo eles puderam começar a atuar com o atendimento a pacientes. No entanto, após cinco meses da abertura do consultório, eles chegaram a pensar em fechar, pois estavam operando com um número muito baixo de pacientes e não conseguiam cobrir os custos com o consultório. Isso aconteceu porque eles pensaram em tudo ao abrir o consultório: localização, valores de consulta, padrão de atendimento, decoração do ambiente, mas se esqueceram de como inserir o marketing em seu trabalho. A principal dificuldade que eles enfrentaram foi não conseguir divulgar e destacar o consultório deles em meio a tanto outros já existentes.

Em uma conversa que tivemos, eles me perguntaram o podiam fazer para destacar seu consultório e fazer com que os pacientes tivessem conhecimento do serviço e atendimento que eles ofereciam, então dei algumas dicas de marketing para médicos que podiam ajudá-los nesse início, mas que precisariam sempre ir se renovando e se atualizando para se manterem em destaque entre os pacientes já conquistados e os novos.

Como usar táticas de marketing é uma dificuldade para clínicas e consultórios médicos, resolvi escrever este post para dar algumas dicas de como fazer um bom marketing médico e deixar seu consultório e clínica médica em evidência entre os pacientes.

Baseie-se no código ético para publicidade medicinal

É importante que, antes de iniciar qualquer divulgação do seu consultório ou clínica médica, você conheça bem o código de ética que estabelece algumas regras de divulgação dos serviços médicos. Por exemplo, o código de ética determina que não se pode fazer propagandas sensacionalistas ou que possam confundir ou constranger o paciente. Sabendo bem do código de ética, você evita propagandas indevidas e, consequentemente, uma punição pelo conselho de sua classe medicinal.

Seja encontrado na internet

Estar presente nos meios online é extremamente importante para que você seja encontrado por pacientes em busca de um consultório ou clínica médica. Por isso tenha um site confiável, de fácil navegação e que permita que o paciente entre em contato com seu consultório facilmente. De repente, pensar em uma funcionalidade que disponibilize a agenda livre do consultório ou que permita que o paciente fale com a recepcionista por meio de um chat pode ser um diferencial bem bacana.

Ofereça conteúdos atrativos ao paciente

Não adianta ter um site, blog ou estar nas redes sociais se não tiver conteúdos atualizados e atrativos para oferecer a seus pacientes. Por meio desses conteúdos e com algumas palavras-chave é possível conquistar mais olhares para seu consultório pela internet, para isso, indico que você busque o apoio de uma agência ou um profissional de marketing digital.

Essa consultoria e plano de ação pode ter um custo mais elevado, mas o retorno é sempre positivo. Além disso, os conteúdos podem servir para transmitir maior autoridade à sua clínica e até para apoio às consultas, por exemplo, após prescrever um medicamento ou um tratamento, você poderá pedir à sua equipe para enviar um link sobre o medicamento receitado e sobre o tratamento, dessa forma, seu cliente se sentirá mais seguro e identificará a expertise de sua clínica em tratá-lo. Se estiver com dúvidas se isso funciona, faça um teste com alguns pacientes. Você verá que a fidelização deles ao seu consultório será bem maior que a daqueles que não receberam o material.

Divulgue dicas nas redes sociais

Além de ter um bom site, esteja presente nas redes sociais como Facebook, Twitter e até Instagram, isso permite uma maior proximidade entre seu consultório e pacientes. Além disso, se você postar dicas de saúde relacionadas à sua especialidade, as pessoas começarão a te seguir mais e se lembrarão de você.

Uma observação útil sobre o Facebook: É importante que seu consultório tenha uma fanpage e não um perfil no Facebook. Muitas empresas não sabem que essa rede social disponibiliza um espaço próprio para empresas, que permite funcionalidades diferenciadas a de um perfil.

Tenha uma marca forte e que transmita confiança

Posso te dizer que ter uma marca forte, confiável e que seja lembrada é um diferencial em qualquer setor. Para seu consultório, essa importância é ainda maior, pois seus serviços e atendimento mexem diretamente com a percepção e confiança dos pacientes em relação ao seu consultório e à sua marca. Por isso, evite infantilismos, cores carregadas e ícones que não estejam associados à sua especialidade. Além disso, é importante investir em papelaria: pastas, envelopes, guias, receituário, tudo com sua logo. Isso com certeza reforçará sua marca!

Tenha uma boa estratégia de atendimento

Um bom atendimento, com uma atenção ímpar, um contato alguns dias após a consulta para saber como está o paciente e um lembrete via SMS ou Whatsapp antes da consulta são detalhes que podem fortalecer, evidenciar e transmitir maior confiança em seu consultório. Mas lembre-se, o contrário também é verdadeiro! Um atendimento inadequado pode acabar com toda a reputação conquistada por sua marca e, neste caso, eu te garanto que você estará em maus lençóis.

Note que falei de estratégias de pós-atendimento, pois hoje são bem comuns as que visam o pré-atendimento, neste sentido, elas também deverão constar em seu planejamento!

Invista em relacionamento e em marketing boca a boca

Estou sendo repetitivo por uma razão simples: essa é a forma mais eficaz de fazer marketing. As pessoas confiam no que as outras falam, então, ao ter um relacionamento diferenciado com seu paciente, ele terá uma experiência melhor com você. Treine sua equipe para ser muito cordial, afinal a pessoa já está sensibilizada por ter alguma enfermidade e necessita de mais atenção, e invista muito em pós atendimento. O importante é o paciente sentir que está protegido e recebendo seus cuidados. Se ele sentir isso, com certeza recomendará seus serviços para os outros.

Você já usa algumas dessas dicas em seu consultório? Qual você acredita que é mais adequada à sua realidade?

Fonte: https://guiaempreendedor.com

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