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Aprenda a construir o seu Plano de marketing para hotéis
  • por Project Agência
  • 2018-04-09 09:45:00
  • 41

Aprenda a construir o seu Plano de marketing para hotéis

A boa notícia é que hotéis e pousadas têm grande potencial de crescer e diversificar seus negócios através do marketing digital.

1. Entenda o poder do branding

Branding nada mais é do que a execução de estratégias para tornar sua marca positivamente reconhecida.

Pense na Coca-Cola: você com certeza já vê o símbolo, lembra dos comerciais de TV e da garrafa.

Pensando em hotéis, podemos usar o exemplo do Four Seasons. Não é necessário pensar muito para lembrar do símbolo ou de tê-lo visto em alguma lista de hotéis preferidos das celebridades, certo?

Tornar seu hotel reconhecido e desejado exige o investimento em estratégias de brandingpara aumentar a credibilidade da sua marca.

2. Crie um site e um blog

É essencial criar um site para seu hotel ou pousada. O seu site é o seu hotel online: é através dele que seu potencial hóspede vai conhecer seu negócio.

Por isso, invista em um site responsivo, ou seja, faça seu site ser adaptável à todos os formatos de tela. Isso é essencial pelo aumento do uso de smartphones para consultas online.

Apresente o seu hotel: faça um texto de boas-vindas e convide o potencial hóspede a conhecer mais. Encaminhe-o para seções que mostrem tudo que o seu hotel pode oferecer.

Descreva os ambientes, características e serviços oferecidos pelo seu hotel.

Inclua fotos dos quartos, das áreas comuns e da área de lazer. Use fotos de qualidade e que representem a realidade. Uma opção interessante também é incluir um tour virtual, no qual o usuário possa navegar pelo hotel de forma interativa.

Deixe as informações de contato e reserva explícitas. Garanta que email e telefone estejam acessíveis. É interessante oferecer um chat para contato rápido.

Além do site, é essencial criar também um blog para o seu hotel.

É no blog que você vai poder explorar temas relacionados aos seus potenciais hóspedes e que podem fazer com que eles tomem conhecimento do seu negócio. Isso nos leva ao próximo tópico, no qual explicaremos melhor como isso deve ser feito:

3. Invista em Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia em constante crescimento no mundo do marketing digital.

Ele consiste na produção de conteúdos relevantes que potencializam a relação entre empresas e clientes ao entregar valor e gerar uma percepção positiva, resultando em maiores oportunidades de negócio.

Mas como isso pode ser aplicado no seu hotel?

No seu blog, você pode usar conteúdos relevantes para o seu público.

Por exemplo: se o seu hotel fica no Rio de Janeiro, que tal produzir conteúdos como “Os melhores restaurantes para jantar em Copacabana” ou “Conheça 6 passeios inusitados pelo Rio de Janeiro”?

Com certeza isso é algo que uma pessoa que procura por hotéis no Rio de Janeiro também se interessaria.

O segredo aqui é otimizar os conteúdos do seu blog para que eles figurem entre os primeiros resultados das buscas do Google. Isso pode ser feito através de estratégias de SEO (Search Engine Optimization, que em português significa Otimização para Motores de Busca).

A utilidade disso é que sua marca ficará na cabeça do seu potencial hóspede.

Se você oferecer a ele conteúdo de qualidade e que ajude a sanar suas dúvidas, ele terá uma percepção positiva da sua marca e tem mais chances de procurar a sua hospedagem, e não a do seu concorrente.

4. Faça um vídeo institucional

Vídeos são os formatos de conteúdo mais consumidos na internet. Eles são uma forma rápida, dinâmica e facilmente assimilável de passar uma mensagem.

O vídeo institucional tem o objetivo de apresentar um negócio. No caso de hotéis, eles são uma forma de apresentar a estrutura, serviços e valores. Ele deve seguir a estratégia de branding elaborada e deve passar uma mensagem concisa.

Um vídeo bem produzido é capaz de encantar hóspedes em potencial e apresentá-los o valordo seu hotel.

É importante que eles sejam divulgados em seu site e suas redes sociais, que são nosso próximo tema:

5. Use o potencial das redes sociais

É difícil pensar em uma estratégia de divulgação online sem o investimento em redes sociais.

Atualmente cerca de 45% da população brasileira está presente em alguma rede social, sendo a mais usada o Facebook.

O grande segredo do marketing para redes sociais é estar presente naquelas redes que o seu hóspede em potencial está!

Use uma linguagem que combine com o tipo de consumidor que você quer atrair. Identifique seus pontos de interesse e adote em sua estratégia visual e na identidade da marca.

Forneça as informações sobre o hotel de forma clara, de acordo com o que cada rede social permite.

Disponibilize localização, telefone de contato, email e, principalmente, uma linkagem para o site oficial.

É interessante publicar fotos e vídeos que mostrem o local e seus benefícios. Boas redes para isso são o já mencionado Facebook e o Instagram.

Outro elemento fundamental para redes sociais é interagir com sua audiência. Para ter um público engajado, você deve estabelecer uma relação recíproca com sua audiência.

Por isso, tome sempre cuidado em ser acessível e mostrar interesse. Mas como fazer isso?

Faça chamadas interessantes e, quando possível, inclua uma pergunta e estimule a interação.

Quando receber comentários e perguntas, seja na página de forma pública ou via mensagens de forma privada, responda o mais rápido possível.

O Facebook, por exemplo, mostra quanto tempo em média uma página demora a responder o s usuários, e isso pode ser um estímulo para que seus potenciais hóspedes entrem ou não em contato com você.

6. Use os anúncios para hotéis do Google AdWords

O Adwords para hotéis é um formato que permite que hotéis e pousadas (ou qualquer tipo de hospedagem) apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca.

Isso torna a sua hospedagem mais visível e aumenta as chances de usuários que estão procurando um local para ficar te encontrarem.

Os componentes do anúncio são:

- avaliação do hotel;
- uma imagem do hotel;
- o preço médio da diária.

Além disso, ao clicar em um anúncio, o usuário tem mais informações sobre o hotel em questão, como endereço, telefone de contato, disponibilidade de acomodação naquela data e mais fotos e avaliações detalhadas.

Para entender tudo sobre Google Adwords e melhores práticas, leia nosso guia definitivosobre esse assunto!

7. Valorize as avaliações de hóspedes

É muito comum potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local.

Existem sites específicos para isso, como é o caso do TripAdvisor e do Booking.

O impacto de uma avaliação negativa ou positiva é notável: hotéis bem avaliados têm alta procura, enquanto hotéis como muitas reclamações ficam sem hóspedes.

Para garantir boas avaliações, algumas medidas podem ser tomadas:

  • Investir na qualidade do seu serviço e das instalações

Esse é um ponto já citado e que merece um reforço. A melhor propaganda é sua qualidade, que fará com que os hóspedes deem boas notas e deixem comentários positivos.

  • Usar fotos e vídeos que transmitam a realidade do hotel

Nada de photoshop ou fotos “maquiadas”: isso pode irritar clientes que percebem a discrepância entre o que foi prometido e a realidade.

  • Responder os comentários dos hóspedes, sejam eles positivos ou negativos

Quando seu hóspede deixar um comentário positivo, agradeça e mostre sua satisfação em atendê-lo bem.

Caso o comentário seja negativo, mostre sua preocupação em entender as dores e inconvenientes que seu hóspede enfrentou e use as críticas para identificar pontos de melhoria no seu hotel.

8. Ofereça descontos

Descontos são sempre uma boa carta na manga. Afinal, ninguém resiste a um desconto, não é mesmo?

É claro que isso não deve ser feito sem uma estratégia bem elaborada. Apesar de descontos serem bons, se você sempre oferecê-los o senso de urgência criado nas pessoas é perdido. Elas entenderão que aquela oportunidade sempre existirá.

Alguns descontos estratégicos que você pode promover são:

descontos sazonais: ofereça descontos na baixa temporada ou em datas festivas específicas (um desconto de dia dos pais, por exemplo);

descontos relâmpagos: viu que as datas para o fim do mês ainda não estão preenchidas? Uma boa ideia pode ser promover um desconto relâmpago no começo do mês. Essa é uma boa estratégia para datas próximas e, para funcionar, é importante que o desconto seja significativo;

descontos para grupos específicos: casais, grupos de idosos e turmas de faculdade são apenas alguns exemplos de públicos que você pode oferecer condições especiais no preço em qualquer época do ano.

Sempre divulgue seus descontos no seu site (para isso você pode usar pode usar pop-ups e banners temporários) e nas redes sociais. Uma boa dica é dar um nome divertido e diferente para essas promoções.

Fonte: Marketing de Conteúdo

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